quarta-feira, 18 de maio de 2011

Desrespeito ao pedestre é a principal causa dos atropelamentos

Pesquisa divulgada semana passada pela Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo, a CET, mostra que quase 90% dos motoristas não respeitam a faixa de pedestres. No entanto,o Mais Você desta quarta-feira, dia 18 de maio, abordou o tema imprudência no trânsito.O repórter Fabrício Battaglini conversou, ao vivo, com Luiz Carlos Néspoli, gerente de educação da CET. Ele falou sobre o programa ‘Respeito ao pedestre’, lançado na semana passada na capital paulista.
Outro dado assustador: em 2010, a cidade de São Paulo registrou 7007 atropelamentos. 630 pedestres morreram, o que corresponde a 46,4% dos acidentes de trânsito. 83% dos pedestres mortos, estavam atravessando a rua. 10% estavam parados, ou andando na pista e 7% , acreditem, estavam na calçada”, destacou Ana Maria Braga.

Ana Maria Braga contou que, a falta de respeito à faixa de pedestres, fez com que a população adotasse uma nova postura: passasse a atravessar a rua em qualquer lugar. “E tem também o outro lado: as pessoas atravessam as ruas em qualquer lugar porque sabem que não adianta nada ter faixa de pedestres. Sem semáforo, o carro não para. Essa é a verdade nua e crua”, alertou a apresentadora.

A apresentadora mostrou também a imagem de uma moça que está atravessando a faixa de pedestre e, ao perceber o avanço do veículo, se joga em direção a ele, simulando um acidente e se aproveitando da situação.


Dados sobre a pesquisa do CET:
A pesquisa da CET foi realizada entres os dias 14 de fevereiro e 15 de abril de 2011, de segunda a sexta-feira, na área que está dentro dos limites do centro expandido até a Av. Paulista.

Na pesquisa, para que se caracterizasse o desrespeito, era necessário que tanto o veículo quanto o pedestre tentassem passar pelo mesmo local ao mesmo tempo. Foi considerado como desrespeito o condutor que não aguardasse o pedestre fazer a travessia, caso o pedestre já estivesse na pista pronto pra atravessar.

Em uma segunda parte da pesquisa realizada através de pesquisa de opinião, procurou-se identificar, tanto com o condutor quanto com o pedestre, em que medida o primeiro respeita o direito de travessia do segundo.

Resultado: De 675 veículos contados apenas 70 dos condutores (10,4%) respeitaram as regras de prioridade do pedestre. 89,6% não respeitaram.

Foi considerado como desrespeito o condutor que não aguardasse o pedestre fazer a travessia, caso ele já estivesse na pista pronto para atravessá-la.

69,5% dos pedestres entrevistados indicaram sentirem-se desrespeitados, ou porque o condutor avança e passa na sua frente, ou porque o ameaça, acelerando o veículo, buzinando ou reclamando.

O que diz a Lei?
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece regras muito bem definidas sobre qual deve ser a conduta do motorista em relação à prioridade de passagem do pedestre.

Artigo 70: os pedestres que estiverem atravessando a via sobre as faixas delimitadas para esse fim terão prioridade de passagem, exceto onde houver sinalização semafórica própria para pedestre.


                                fonte: http://maisvoce.globo.com/MaisVoce/0,,MUL1662345-18172,00.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário